» Home » Eventos » Religiosos »Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Ponta Delgada - São Miguel - Açores
Festa do Senhor Santo Cristo
dos Milagres em Ponta Delgada - São Miguel - Açores
Texto de: João G. M. Silva
Fotos de: Mário Jorge Pereira Adiaspora.com
Junho 2010
Milhares de imigrantes vindos dos quatro cantos do Mundo deslocaram-se aos Açores para pagarem suas promessas e assistirem às festas.
A cidade de Ponta Delgada esteve novamente em festa com a realização anual das grandiosas festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, na ilha de São Miguel nos Açores.
O programa estabelecido para os festejos deste ano estenderam-se ao longo de quase duas semanas, entre os dias 1 e 13 de Maio. A recepção das ofertas de gado deu-se junto ao redondel de leilões da Associação Agrícola de São Miguel, Santana, em Rabo de Peixe (gentilmente cedido para o efeito), com as arrematações das mesmas a decorrerem nas instalações daquela colectividade.
Na Terça, Quarta e Quinta feira, dias 4, 5 e 6 de Maio, realizou-se o Tríduo Preparatório, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com homilias proferidas pelo Reitor do Santuário, Monsenhor Agostinho Tavares.
Teve lugar na Igreja de Todos-os-Santos, em Ponta Delgada, um belo recital de Canto Gregoriano pelo grupo coral conimbricense Capela Gregoriana Psalterium, para comemorar a fé inquebrantável que o povo açoriano tem vindo a depositar no Senhor Santo Cristo dos Milagres ao longo dos últimos 310 anos.
Na Sexta-feira, dia 7 de Maio, foi inaugurada a Exposição “Capas do Senhor Santo Cristo” no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada. O certame resultou de uma estreita e profícua colaboração entre o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres e a Câmara Municipal de Ponta Delgada.
A inauguração da iluminação decorativa da fachada do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres e do Campo de São Francisco prestou ainda mais cor e brilho às festividades. Depois de entoado o Hino do Senhor Santo Cristo, seguiu-se o desfile da Charanga, organizado pelos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada. Naquele mesmo dia, deu-se também a abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com as festividades do dia a culminarem num animadíssimo arraial e nas actuações de diversas bandas filarmónicas.
No Sábado, dia 8 de Maio, houve Missa no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres por alma de D.ª Maria da Conceição Medeiros e Almeida, benemérita da Irmandade epónima, e pelas intenções de todos os restantes beneméritos. A Eucaristia foi concelebrada pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, e pelo Bispo Emérito de Angra, D. Aurélio Granada Escudeiro. Os Romeiros de São Miguel não foram olvidados, com uma sentida homenagem a lhes ser prestada junto à Porta do Carro. O desfile em frente ao Convento da Esperança contou com a participação da Polícia de Segurança Pública, dos Bombeiros Voluntários, táxis da Associação dos Táxis de S. Miguel e Santa Maria, “motards” do Clube Motard de S. Miguel e ainda da Bi-cavalaria Azórica.
O cortejo que acompanhou a trasladação da imagem do Senhor Santo Cristo do Convento da Esperança para o Santuário iniciou com o tradicional ritual, no qual o Provedor da Irmandade bate à "Porta do Carro", e o TE DEUM. No percurso, o andor passou em frente à Guarda de Honra constituída por uma Companhia do Exército Português e pela Banda da Zona Militar dos Açores, enquanto uma salva descarregada por uma corveta da Marinha ressoava no ar e um avião da Força Aérea sobrevoava o local. Após a recolha da Imagem, foi vez do Padre Agostinho Lima proferir uma homília com temática adequada às solenidade da ocasião.
Deu-se depois abertura ao Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com serão a adentrar a noite com o arraial e o concerto da Orquestra Lira Açoriana. Um exuberante e majestoso espectáculo de fogo de artifício lançado do Forte de São Brás encheu o aveludado céu nocturno de uma multicoloridade resplandecente.
No Domingo, dia 9 de Maio, a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres foi novamente transferida, desta feita para a Igreja de São José. O Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Monsenhor Agostinho Tavares, presidiu à cerimónia. Em seguida, à Solene Vigília de Adoração proporcionou aos fiéis um momento de oração e meditação que culminou com a celebração da Santa Eucaristia e uma salva de morteiros. Depois, o registo do Senhor Santo Cristo dos Milagres retomou a sua peregrinação rumo ao adro do Santuário, onde, na presença desta, teve lugar uma concelebração Eucarística presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, e acompanhada por um coro misto regido pelo Maestro José Graça. Terminada a Missa Solene,
o Guião da Procissão saiu daquele recinto para percorrer o trajecto habitual, assim com a veneranda imagem do Senhor Santo Cristo.
Mais tarde, como é da praxe, deu-se inicio ao bazar e ao arraial, que as actuações de diversas bandas filarmónicas abrilhantaram.
Segunda-feira, dia 10 de Maio (feriado municipal): As festividades do dia principiaram com a concelebração Eucarística dedicada às intenções da Mesa da Irmandade e de seus colaboradores, à qual presidiu o Bispo Emérito de Angra, D. Aurélio Granada Escudeiro. Depois, decorreu a arrematação de oferendas e pequenos animais domésticos frente ao adro do Santuário. O bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres mais uma vez esteve ao dispor dos peregrinos, que assim, pelas compras ali efectuadas, prestaram o seu contributo para as expensas da festa. A animação musical do dia ficou a cargo da Associação dos Cantadores ao Desafio das ilhas de São Miguel e Santa Maria), que proporcionaram um divertido programa desta arte repentista muito apreciada pelas gentes açorianas. O arraial contou ainda com o talento e prestação musical da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada.
Quinta-feira, dia 13 de Maio: Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres e o
Encerramento das festas religiosas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Foi celebrada uma Missa Solene em honra da veneranda Madre Teresa da Anunciada pelo Reitor do Santuário, Monsenhor Agostinho Tavares.
Um arraial de arromba e o concerto de encerramento protagonizado pela Banda da Zona Militar dos Açores fechou com chave de ouro as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres de 2010.
Constatamos com muita satisfação e alegria que a passagem do Tempo e as vicissitudes da vida não esmoreceram a fé do povo Açoriano e que esta continua firmemente enraizada no seu espírito e modo de vida. A grande afluência às Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, assim o confirma. Esta grandiosa manifestação colectiva a nossa religiosidade popular só nos pode imbuir de esperança e nos fortalecer para enfrentar os grandes desafios que aguardam a Humanidade na actualidade.
Slideshow Adiaspora.com
Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas: